7.1.09

Dia 6 - Cachi - San Pedro de Atacama (Chile) - 499 km

Esse foi o dia mais difícil de todos até agora. E foi o dia onde atingi 4957 metros, segundo o GPS.

Saindo de Cachi seguimos para San Antonio de Los Cobres.

Hotel em Cachi e a vista chata que se tem:



Uma estrada com paisagens deslumbrantes mas muito difícil.




Chegada aos 4000 metros:


A visão dos Andes com neve é inesquecível.



A partir daqui posto as fotos depois!

Nessa estrada, com curvas de 180 graus, caí duas vezes, com a moto quase parada. Na primeira, curva pra direita, a moto passa por uma pedra lisa e tomba para o lado direito. Consegui fugir da moto e deixá-la cair. Na segunda vez, mesma situação, pedra lisa e queda pra direita. Não tive a mesma sorte. Acho que tentei segurar a moto e apoiei o pé direito no chão. Nisso o pé afundou na terra e o peso da moto caindo fez uma alavanca. Resultado, torci o pé.

Nas duas vezes que a moto caí tive a ajuda do Eduardo para levantá-la. Acredito que conseguiria fazer isso sozinho, mas é sempre mais difícil, claro, ainda mais a 4500 metros de altitude. Cada pequeno esforço dá a impressão de ter corrido 100 metros.

Apesar da paisagem interessante não aconselho esse percurso de Cachi a San Antonio de Los Cobres. É muito difícil e cansativo.

Chegando em San Antonio de Los Cobres, paramos para um lanche. Coloquei um pouco de gelo no pé e resolvemos seguir para San Pedro.

Estrada um pouco melhor, paramos na aduana argentina e logo em seguida na chilena. Os argentinos não quiseram preencher a declaração de bagagem, dizendo que era desnecessário. Quero só ver quando eu voltar pra Argentina.

Até Socaire - Chi pegamos estrada de rípio e depois mais 110 km de asfalto, começando a anoitecer, até San Pedro.

Vale destacar que até Socaire o frio era intenso, com vento muito forte.

Já em San Pedro, nova parada na aduana para completar os trâmites que fizemos lá na fronteira dos países. Depois procurei um hotel para descansar o pé no gelo. O Eduardo foi para um camping.

Esse dia foi extremamente cansativo.

Em San Pedro não se encontra hotel por menos de 100 reais a diária. Isso hotel bem simples. Tudo muito caro. Mas já previa isso. Devo ficar aqui até sexta, dia 9.

Tempo em movimento: 9h 47m
Tempo parado: 4h 00m (aproximadamente)
Velocidade média do percurso: 30,o km/h (inclui tempo parado)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Evandro, quero parabeniza-lo pela viagem até aqui, tenho desejo muito forte de fazer uma viagem como estas tambem eu e minha xt azul 2007. Desejo uma otima jornada. Até a próxima. Abraço.

Fabio Thibes
Joaquim Távora - PR

Anônimo disse...

Putz Gadz, que merda esse esquema com o pé em rapaz? Doeu aqui so de ler.. Bom, graças a Deus, dos males o menor. Melhoras ai pra você.
Essas fotos do deserto ai me lembraram aquela serie de filmes: Tremors ( vermes malditos) hahaha fica esperto com os graboides.

Abraço, mais uma vez: melhoras, e continue a boa viajem.