11.1.09

DIA 11 - LA SERENA - CHEGADA DO DAKAR

Hoje foi um dia especial. Finalmente vi o Dakar!
Comecei o dia pesquisando onde poderia vê-los. Fiquei sabendo que passariam bem em frente ao hotel. Mas queria ver alguma parte da etapa cronometrada. Aqui é só deslocamento.

Conversando com alguns brasileiros de São Paulo e Campos do Jordão que estão aqui acompanhando o Dakar, descobri que teria um trecho em uma cidade a 100 km ao norte.

Fui para lá. Mas ao chegar próximo vi que as motos já estavam começando a aparecer em sentido La Serena. Então resolvi acompanhá-los, já que o deslocamento pelas estradas é feito juntamente com os veículos normais.

No caminho, parei para abastecer e dei sorte. Naquele posto várias equipes estavam se encontrando com seus pilotos.









Esse é um piloto brasileiro. Esqueci o nome agora. Mas é de uma equipe não muito grande.






O engraçado é o povo acenando para mim, como se eu fosse um piloto também. hahahahahaha

Agora um pouco de La Serena, que se parece com a praia de Enseada no Guarujá-SP:





E uma placa importantíssima! Em caso de Tsunami, fuja para esse lado! A propósito, ela indica o lado oposto à praia. Impressionante!


E esse é o hotel, onde estou pagando a maior diária até o momento, 30.000 pesos chilenos. Se fossem duas pessoas o valor seria praticamente o mesmo. Essa viagem em dupla sai muito mais barata.


Bom, fiquei tão animado com o rally que vou mudar meus planos para poder acompanhar uma etapa especial (cronometrada) na Argentina. Devo ficar menos dias em Santiago e Valparaíso.

Por um lado é até bom, já que quando a gente está de moto, com pouca roupa, nem dá vontade de ficar em cidade grande. E cidade grande o povo é muito chato! hahahaha

Deixa eu falar um pouco do Chile:

1) Em San Pedro de Atacama as casas de câmbio não aceitam notas de dólar com qualquer corte, rabisco ou rasgado.
2) Quase todos os lugares aceitam cartão de crédito.
3) Moto paga pedágio, 700 pesos.
4) Quase não se vê moto. Em Antofagasta só vi 3.
5) Placa de PARE significa PARE, do jeito que aprendemos na auto/moto-escola. Todo mundo pára, mesmo no meio do deserto (literalmente).
6) O povo não é tão atencioso quanto o argentino. Lá todo mundo quer ajudar e sempre falam "gracias". Aqui quase nunca.
7) Os poucos motociclistas que encontrei no Chile não dão a mínima para colegas motociclistas. Na Argentina e Brasil todo mundo se cumprimenta e conversam em postos de gasolina. Aqui não.
8) Na próxima viagem vou ficar mais na Argentina. hahahahahaha


Amanhã volto um pouco para o norte, para Tres Cruces, para acompanhar a largada da etapa 9 do Dakar. O deslocamento das motos está previsto para as 5:25 e a largada para as 7:00. Vou ter que acordar bem cedo dessa vez, já que são uns 80 km de distância!


Só um pequeno vídeo da visão que eu tinha no posto da Copec.

7 comentários:

Gadelha disse...

Muito bom! E os bastidores? Comida, lavanderia, chuveiro, língua... :-P

Calvin disse...

Boa Evandro, já seria gratificante a viagem por sí só, e agora fica melhor ainda, já que você pode acompanhar de perto todo o circo do Dakar.

O blog tá cada vez melhor, continue postando !

Abraço
Calvin

Anônimo disse...

KKK, se ta carente hein vei, sentindo falta dos irmanzitos até... hahaha!

Vem ca, tinha uma moto ali com um sanduba no guidon?

Abraço grande.

Anônimo disse...

Este brasileiro simplesmente é o Zé Hélio o brasileiro melhor classificado na prova e que ganhou o sertões ano passado

Anônimo disse...

gadz tudo blz

já tá no atacama?
as fotos estão demais uma melhor q a outra, estilo national geographic, fantastico esse comboio
felicidades.

Anônimo disse...

Gadz parabéns pela viajem, esse é o espírito motociclistico em pessoa ahhah muitas aventuras quanto mais leio mais tenho certeza que tenho que me programar pra minha trip. Que Deus continue iluminando seus km's rodados e curta muito essa viajem, grande abraço!

Fohest

Unknown disse...

Olá Evandro

Sobre seus comentários do Chile, concordo com quase tudo...mas pelo menos pra mim, discordo do item 6, achei os Chilenos muito mais atenciosos, sérios e educados, minha opinião.
Agora a questão dos motociclistas inclui alguns brasileiros também, pois fui alvo de descaso de alguns, só vou falar a cidade: Guarapuava...espero que não seja seu caso...
Abraços