23.1.09

DIA 22 - LONDRINA - BRASÍLIA - 1235 km

O dia mais cansativo de toda a viagem!!!

E o pior, a corrente estava afrouxando toda hora. A coroa e o pinhão já eram. Muito tempo em estradas ruins acabam com qualquer lubrificação. Com isso o desgaste é maior.

Na vinda mudei o trajeto no meio do caminho. Em vez de ir por Maringá e São José do Rio Preto resolvi ir por Ourinhos, Araraquara. Só pra mudar um pouco de estrada.

De Uberlândia até Luziânia tive o pior momento de todos os 11.608 km rodados. Muita chuva, estrada sem sinalização, à noite, caminhões, curvas. Que sufoco. Pra piorar ainda surgiu uma neblina do nada. E tudo isso preocupado com a corrente que insistia em ficar folgada, correndo risco de quebrar e eu cair com a roda travando.

Mas beleza! Cheguei tarde mas cheguei!

Depois eu posto mais fotos, vídeos e as impressões da viagem!!!



Tempos do dia:

Tempo parado: 2h10m
Tempo em movimento: 12h13m
Velocidade média: 85,8 km/h
Percorrido no dia: 1235 km

DIA 21 - FOZ DO IGUAÇU - LONDRINA - 520 km

Dia de viagem por terras brasileiras. De volta o asfalto ruim, pedágio caro (até R$ 5,80 para moto no Paraná) e postos sem lojas de conveniência (na Argentina e Chile quase 100% tem).

Dia tranqüilo, cheguei cedo em Londrina. Estava pensando em mudar a rota mas a verdade é que o cansaço chega e fiquei sem vontade de inovar.

Tempos do dia:

Tempo parado: 1h08m
Tempo em movimento: 5h44m
Velocidade média: 75,6 km/h
Percorrido no dia: 520 km

20.1.09

DIA 20 - RESISTENCIA - FOZ DO IGUAÇU - 666 km

Antes de sair, foto da moto no hotel. Dessa vez permitiram que eu a guardasse na recepção.



Com essa quilometragem do capeta (666 km) cheguei em Foz do Iguaçu.

Brasil de novo. Assim que cheguei fui em uma churrascaria. Parilla é bom e tal, mas churrasco é melhor. Chega de hamburguer com vagem. Chega de Lomito (é o que mais tem na Argentina, pão com um bifão, tomate, alface... é que nem X-salada aqui, todo mundo faz).

Saí umas 9 horas de Resistência. Depois de Corrientes peguei uma ruta paralela a 12 e nem percebi. Isso com GPS. hahahahahaha
Quando vi que estava diferente de quando eu fui procurei voltar para a ruta 12. Entrei em uma cidade, e teoricamente de lá teria um caminho para a 12. Que nada, o mapa do mapear.com.ar estava errado.

Segui as indicações das pessoas mesmo. Na saída da cidade vejo um posto, já na reserva resolvo entrar. Logo na entrada não percebi um solo arenoso pior do que aquele que atolei no Vale da Morte. Resultado, estava fazendo a curva pra entrar no posto, solo fofo, a roda afundou e a moto caiu. Só que dessa vez estava esperto. Ela caiu mas eu fiquei em pé.

Assim que ela caiu a corrente saiu. Quando coloquei no lugar percebi que estava muuuuuuuuito frouxa. Eu estava ouvindo um barulho e achava que era o cavalete central, mas era a corrente que já estava com muita folga. Não sei o que o pessoal da Yamaha de Santiago aprontou para a corrente ficar frouxa tão cedo.

Quando coloquei o cavalete para por a roda mais para trás percebi que eu estava com uma ferramenta a menos do que o necessário. As porcas de cada lado da roda tem que ser desparafusadas simultaneamente, se não ficam girando juntas. E eu só tinha um jogo daquelas chaves escamoteáveis, ou seja, ou usa uma ou outra. Ainda bem que eu já tinha falado no posto de gasolina que aquilo foi serviço de chileno, aí fui prontamente atendido no empréstimo das ferramentas. hahahaha

Aprendam, para ser bem tratado na Argentina (apesar de normalmente o povo ser educado) falem mal do Chile. Tive 100% de aproveitamento nessa tática.

Estou no mesmo hotel que fiquei na ida. Eduardo Hotel. Quem quiser ficar por lá fala para o Gelson que fui eu que indiquei que ele dá um desconto.

Tempos do dia:

Tempo parado: 1h17m
Tempo em movimento: 7h23m
Velocidade média: 76,7 km/h
Percorrido no dia: 666 km

DIA 19 - BUENOS AIRES - RESISTENCIA - 987 km

Esse foi um dia bem tranqüilo. Já no clima de "volta pra casa".

Até mais ou menos Rosário fui acompanhando os caminhões do Dakar se dirigindo ao porto para embarque. Comboio enorme.

Depois, mais um dia de estrada chata. Sem muitas novidades... e sem paciência para fotos. :-)

Tempos do dia:

Tempo parado: 1h54m
Tempo em movimento: 9h30m
Velocidade média: 86,5 km/h
Percorrido no dia: 987 km

18.1.09

DIA 18 - BUENOS AIRES

Hoje fiquei acompanhando a premiaçao do Dakar. Ainda bem que ganhei uma "invitacione" para acompanhar bem de perto. :)

Nem deu tempo para conhecer a cidade. Sem falar que conseguir informaçao sobre aqueles city tour é um tormento.

Entao desisti, vou conhecer Buenos Aires em outra oportunidade. Pego uma promoçao da Gol ou coisa parecida e venho até aqui.

Esse tipo de viagem nao é muito boa para fazer turismo em cidade grande. Normalmente a gente tem pouca roupa e nenhuma apropriada para ficar andando em grandes cidades. Pelo menos eu já estou bem "mulambento". hahahahahaha

De qualquer forma, preciso de pelo menos uns dois dias pra conhecer essa cidade, coisa que nao tenho.

As fotos da premiaçao eu posto amanha.

17.1.09

DIA 17 - BUENOS AIRES

Acordei cedo e fui procurar um hotel. Achei um no centro, razoável, vai servir. Não tem wifi e nem internet, como a maioria.

Depois fui ver a chegada do Dakar. Cheguei a conclusão que é muito melhor ver alguma etapa do que esses megas eventos de chegada e de largada inicial.






Zé Hélio (dessa vez eu acertei):










DIA 16 - MENDOZA - BUENOS AIRES - 1069 km

Pelo que li nos sites especializados sobre o Dakar percebi que não conseguiria ver nada em Córdoba do rally. Então fui direto pra Buenos Aires.

Hotel em Mendoza:


A ruta 7 é chatíssima. Consegue ser pior do que a estrada para Brasília. Não tem nada e só tem reta. A chatice é tanta que em determinado trecho pintaram os postes cada hora de uma cor, talvez pro motorista ver alguma mudança de paisagem. A propósito, mudavam de cor a cada 25 postes. Isso que é falta do que fazer, mas tive que pensar em algo pra nao dormir.


Ainda perdi uma peça do suporte da câmera. Agora já era, nada de filmagens mais. Até o momento os problemas foram esse e o apoio de pé da Roncar e entortou pra baixo, sem chance de usar.

Voltando a estrada. Até aí tudo bem, era muito chão mas beleza. O problema começou quando anoiteceu.

Eu tenho xenon na moto. Mas na Argentina e no Chile ninguém tem. É muito raro. Resultado, mal anoiteceu começaram a mandar farol alto pra cima de mim para eu abaixar meu farol. Só que não tem como.

Parei a moto em um posto, apertei a regulagem do farol, pra apontar mais pra baixo e meti silver tape em metade do farol. NADA. Continuaram mandando ver no farol alto e me cegando.

Coloquei mais silver tape. Nada ainda. Pensei, "pqp, vão se f... vocês todos, cambada de cego dos infernos". Fiquei estressado. Deixei só um espaço ridículo de farol. Ainda enxergava alguma coisa. E teve alguns que ainda reclamaram do meu farol. Veja como ele ficou:


Resumindo, não usem xenon na Argentina. No Chile também reclamaram quando eu estava chegando em San Pedro de Atacama. Só que eram poucos carroS e deu pra ir levando. Na Argentina a estrada estava cheia. Percebi que não tem jeito dele não iluminar a Lua!!!!!

Cheguei em um hostel que tinha reservado pela internet. Meu Deus. Nunca mais. Hostel = albergue. Muita bagunça, privacidade zero e muito barulho. Sem chance de descansar depois de 1100 km. O jeito foi tomar um banho e me jogar na cama.
E olha que em Cachi fiquei em um hostel muito bom. Hostel só presta em cidade pequena pelo que percebi.

Tempos do dia:

Tempo parado: 3h35m
Tempo em movimento: 11h34m
Velocidade média: 70,4 km/h
Percorrido no dia: 1069 km

DIA 15 - SANTIAGO - MENDOZA - 369 km

Fui logo cedo na Yamaha e peguei o ônibus certo dessa vez. hahahaha

Cheguei, conversei com uma moça do setor de peças, perguntei se podia tirar umas fotos. Ok. Quando estava tirando fotos um cara do setor de vendas disse que não podia. Só com autorização do gerente. Perguntei pelo gerente, aí ele me disse que só com autorização dele mesmo e do setor de marketing. hahahahahaha. Deixei pra lá, já tinha tirado umas fotos mesmo.

Tem muita moto dessa por lá:


R6:


Lander:


Fachada da concessionária do gerente mala. Mas o resto me tratou bem.


Voltei pro hotel e segui para Mendoza.

Passei pelos Caracoles, Túnel Del Cristo Redentor. E depois 3 horas de burocracia para voltar para a Argentina.






Esse teve que pegar um atalho:


Cheguei em Mendoza, procurei um pouco por hotéis e fiquei em um com preço razoável, 80 pesos.

Jantei uma Parilla com vinho excelentes e cama!

Tempos do dia:

Tempo parado: 3h42m
Tempo em movimento: 5h30m
Velocidade média: 40,1 km/h
Percorrido no dia: 369 km

15.1.09

GASTOS

Amanha eu posto as fotos que fiquei devendo e o relato de hoje. Esta muito tarde e estou em lanhouse.

Alguem perguntou sobre gastos. So vou poder dizer com certeza quando chegar em casa. Todos os gastos com gasolina no Chile foram no cartao de credito. Hotel tambem.

Mas tudo isso é relativo, o consumo vai depender da moto, o hotel vai depender da frescura de cada um e por aí vai.

A gasolina no Chile é em torno de 440 pesos chilenos (litro). Na Argentina paguei desde 2,3 até 3,5 pesos argentinos, o litro. Entre no site do Banco Central e veja as cotacoes para ter uma idéia. E pense no consumo de sua própria moto.

Teve dia que gastei 40 reais de hotel, em Viña del Mar gastei 100 dólares para um único dia. Tudo depende do lugar e do quanto você pretende gastar. Em Viña os hotéis sao caros. Resolvi seguir a dica do Felipe e fui em uma cidade do lado antes. Mas nao gostei da cidade aí resolvi chutar o balde. Pelo menos uma vez eu queria ficar em hotel decente. Poderia ter ficado lá na cidade que nao lembro o nome, mas como eu iria embora no dia seguinte nao iria conhecer nada de Viña. Temos que pensar nesse tipo de coisa tambem.

Hoje já estou em um hotel mais ou menos. 80 pesos, dá uns 60 reais.

Lembrem-se que estou sozinho. A maioria dos valores que eu pago de hotel seria idêntica se estivesse com mais outra pessoa. Viagem em dupla sai a metade do preco em hospedagem.

Alimentacao tambem depende do gosto de cada um. No geral no Chile qualquer sanduíche é mais caro que no Brasil. Em compensacao uma PAELLA é muito mais barata que em um bom restaurante brasileiro.

Por hoje é só.

14.1.09

DIA 14 - SANTIAGO

Logo cedo fui deixar a moto na Yamaimport, concessionária Yamaha de Santiago.
Mandei trocar o óleo, esticar a corrente, trocar o filtro de óleo e limpar o filtro de ar. E ele sugeriu que lavasse... pensei... ok. hahahahaha
Poderia ter deixado pra fazer isso em Mendoza, Argentina, que com certeza seria mais barato, mas já rodei mais de 6.000 km, muitos em estrada de terra, então é melhor não vacilar. Afinal amanhã vou enfrentar altitude, muitos km sem cidades... não dá pra brincar com isso.

Em Santiago, como em outras cidades que estive do Chile, a maioria das motos é chinesa, daquelas de plástico mesmo. Aqui moto desse tipo vende em lojas do tipo Pernambucanas, Casas Bahia, C&A... comédia.

Depois de deixar a moto, voltei para o hotel e saí em um tour em ônibus de dois andares. Coisa de turista mesmo. Tirei umas fotos pelo caminho.






No ônibus conversei com um brasileiro de SP que está aqui a trabalho. Aproveitamos que ambos queríamos comer mariscos e descemos em uma das paradas no ônibus, Mercado Municipal. A paella estava ótima! Fazia tempo que não almoçava decentemente aqui no Chile.



Por falar em almoço decente, no Chile é comum hamburguer com........... vagem! Isso é uma viagem, isso sim! hahahahahahahaha
Não sei de onde tiraram essa idéia ridícula. Hamburguer com porotos verdes. Quando alguém falar em porotos verdes, fuja!!!!!

Depois fiz uma visita à Catedral de Santiago. Muy hermosa!








Bom, fui buscar a moto como programado. O horário era 18:30, cheguei 19:30 (ônibus deu muita volta) e já tinha fechado o setor de oficina. Agora só 9:30 amanhã. Mierda, mierda!!! Vai atrasar minha viagem pra Argentina!

Amanhã eu digo se o serviço ficou bom, caso tiver ficado, coloquem em sua agenda:
Yamaimports
Av. Las Condes, 8326
Fone: 2991000
Quem cuida de serviços é o Claudio Gatica.

Hotel, do lado do Cerro Santa Lucia:

DIA 13 - VIÑA DEL MAR - SANTIAGO - 134 km

Tirei umas fotos de Viña e só passei por Valparaiso.











Valparaiso é uma cidade antiga e merece um dia só para ela. Farei isso em outra oportunidade.

Cheguei em Santiago e já fui direto para um hotel que tinha visto na internet. Hotel Montecarlo. Também não é muito barato não, mas já tinha previsto ficar em hotéis um pouco melhores na passagem por algumas cidades do Chile. Em hotel melhor a gente descansa mais. hahahahaha
Este fica no centro, do lado do Cerro Santa Lucia. dá pra ir a pé para a Plaza de Armas. Gostei do local.

Tempos do dia (depois de uns dias sem muita precisão, estamos de volta):

Tempo parado: 22m
Tempo em movimento: 1h 43m
Velocidade média: 63,8 km/h

Total percorrido até o momento: 6593,02 km